Rômulo Rippa

Prefeito de Porto Ferreira/SP - A Capital Nacional da Cerâmica Artística e da Decoração.

Biografia

Rômulo Luís de Lima Ripa é Administrador Público formado pela Universidade “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) de Araraquara (SP), e mestrando na Unicamp, campus de Limeira (SP), onde é pesquisador na área de Modernidade e Políticas Públicas. É diretor e proprietário da empresa Análise, Consultoria e Assessoria em Gestão Pública (AGAGP), que presta assessoria a prefeituras e a órgãos públicos.

 

Rômulo nasceu em Santa Rita do Passa Quatro (SP). É filho do empresário Adhemar Ripa e da professora Valquíria Aparecida Francisco de Lima. Desde 2019, casado com a arquiteta Bianca Pereira Carandina Ripa.

 

Ainda nos tempos de ensino fundamental e médio, o estudante Rômulo Rippa já se destacava como líder entre os jovens. Aos 13 anos, coordenou seu primeiro projeto em Porto Ferreira, na Escola Municipal de Ensino Fundamental, Emef “Professora Nadir Zadra Ribaldo”, no Jardim Alto do Serra D´Água: ensinar matemática às crianças de quarta série da rede de ensino municipal. O resultado da iniciativa garantiu ótimo desempenho dos alunos em provas e olimpíadas matemáticas e ganhou destaque na imprensa local.

 

Como líder da juventude, participou ativamente, por dois anos, do Conselho Municipal de Ajuda e Solidariedade ao Portadores do Vírus HIV (Comaspa). Promoveu visitas aos pacientes com uma simples missão: dialogar e conhecer melhor os que conviviam com aquela realidade. Ainda no Comaspa, Rômulo realizou bazares para arrecadação de fundos e para compra de cestas básicas para as famílias das vítimas da AIDS.

 

Foi locutor voluntário da Rádio Comunidade FM, de Porto Ferreira, emissora em que apresentou durante 8 anos, nas manhãs de sábado, o programa “Entre Amigos”. Em 2008, fez história: tornou-se o mais jovem vereador eleito de Porto Ferreira, com 922 votos. Em sua carreira política, como vereador, participou da fundação do Partido Social Democrático (PSD), sigla pela qual foi reeleito para a Câmara Municipal em 2012, com 1.476 votos, o segundo vereador mais votado na ocasião.

Durante seus oito anos de mandato na Câmara Municipal, fiscalizou o uso do dinheiro público como poucos o fizeram. Conquistou também recursos para o município junto aos governos estadual e federal. Foi autor de dezenas de leis e propôs projetos que contribuíram com a melhoria de vida da população de Porto Ferreira.

 

Em 2016, foi eleito Prefeito de Porto Ferreira com 11.270 votos, pela coligação “Somos Todos Porto Ferreira”.

 

Com seriedade e pulso firme efetivou um “choque de gestão” na Prefeitura Municipal de Porto Ferreira: extingui cargos de confiança, revisou contratos públicos, pagou dívidas históricas do município e recuperou a credibilidade da gestão municipal.

 

 Em 2019, Rômulo Rippa foi premiado com o Troféu “Mário Covas” – Prefeito Empreendedor do Sebrae-SP, recebendo o primeiro lugar estadual na categoria políticas públicas de desenvolvimento para pequenos negócios. As ações implementadas pela gestão priorizam a geração de emprego e renda através do fomento a vocação de Porto Ferreira como Capital Nacional da Cerâmica Artística e da Decoração.

 

Depois de colocar a “casa em ordem”, o governo municipal sob sua liderança, executa agora o maior pacote de investimentos em obras da história da cidade: nova ponte sobre o Córrego Santa Rosa, creche da Vila Maria, regularização fundiária e urbanização do Jardim Anésia 2, recapeamento asfáltico em mais de 10 bairros, infraestrutura do Centro Empresarial Ferreirense, pavimentação da Estância dos Granjeiros, construção do Parque do Amanhã, revitalização do Calçadão Neno Perondi, reforma da estação ferroviária, e outros.

Administrador Público (Unesp Araraquara)
Participou da fundação do PSD
Vereador eleito mais jovem da história de Porto Ferreira
Vencedor do Prêmio Mário Covas Prefeito Empreendedor (Sebrae) em 2019
Rômulo Rippa

Em 2016, foi eleito Prefeito de Porto Ferreira com 11.270 votos, pela coligação “Somos Todos Porto Ferreira”.

Choque de Gestão

Rômulo Rippa tem coragem para enfrentar os desafios e competência para resolver os problemas. Ao assumir a administração municipal implementou medidas modernas de gestão pública. Acabou com 100 cargos de confiança por meio de lei, reformou a administração municipal, valorizou os servidores, reconquistou o convênio médico que eles – de maneira muito triste – tinham perdido, acabou com o “jeitinho” para conseguir uma vaga em creche, adquiriu equipamentos, veículos, suprimentos em geral e, aos poucos, foi recuperando a credibilidade do município. A Prefeitura pôde, enfim, respirar e avançar nas mais diversas áreas de atendimento à população. Dívidas históricas de administrações passadas foram pagas, chegando a um valor total de R$ 24 milhões quitados em menos de 2 anos. Com isso a nota de crédito do município que era F (que representava um mau pagador) foi reclassificada para B, o que permitiu o erário ter a confiança de instituições financeiras e viabilizar o investimento histórico de R$ 26 milhões, aprovado por 10 dos 11 vereadores de nossa Câmara Municipal.

Depois de colocar a “casa em ordem”, o governo municipal, sob sua liderança, executa agora o maior pacote de investimentos em obras da história da cidade: nova ponte sobre o Córrego Santa Rosa, creche da Vila Maria, regularização fundiária e urbanização da área da extinta Fepasa (mais de 500 famílias beneficiadas), recapeamento asfáltico em mais de 10 bairros, infraestrutura do Centro Empresarial Ferreirense, pavimentação da Estância dos Granjeiros, construção do Parque do Amanhã, revitalização do Calçadão Neno Perondi, reforma da estação ferroviária, e outros.

1989
0189
Nascimento em 5 de maio de 1989, em Santa Rita do Passa Quatro
2002
02
Coordena 1º Projeto de voluntariado
2007
07
Inicia participação semanal na Rádio Comunidade FM
2008
08
Disputa sua primeira eleição e se torna vereador mais jovem eleito
2011
13
Conclui sua graduação em Administração Pública pela Unesp de Araraquara
2012
12
Participa da fundação do PSD em Porto Ferreira
2012
12
Disputa sua segunda eleição e é reeleito com 1.460 votos
2013
15
Início do mestrado na Unicamp
2016
16
Coligação "Somos Todos Porto Ferreira" é criada para as Eleições Municipais
2016
16
É eleito prefeito de Porto Ferreira com 11.270 votos
2017
Inicia o "Choque de Gestão" em novo mandato.
2017
Porto Ferreira se torna a Capital Nacional da Cerâmica Artística e da Decoração
2019
19
Vence o Prêmio Mário Covas de Prefeito Empreendedor pelo Sebrae-SP
2020
19
Início das obras do Pacote de Investimentos no município;