Carta Aberta

Meus amigos, tudo bem?

Queremos por meio desta carta dizer que nos aproximamos do final deste mandato com a certeza de que, durante estes últimos 4 anos, juntos, fizemos história. 

Antes de mais nada, nos sentimos na obrigação de recapitular a forma como encontramos a Prefeitura em janeiro de 2017: uma situação de caos.

Saúde sucateada, sem material básico nas unidades de atendimento – faltavam gaze, itens de limpeza, medicamentos, muitas vezes faltavam até mesmo os profissionais para atender a população. Dívidas públicas comprometiam o andamento daquele início de governo, sem falar nos cargos e mais cargos de confiança que haviam sido criados no passado. Era um momento difícil. Um momento de incertezas e, por conta da bagunça que encontramos, perguntávamos se conseguiríamos cumprir com tudo aquilo que havíamos nos comprometido em campanha.

Nós mesmos sabíamos que não seria nada fácil. E realmente não foi. Porém, nos preparamos a vida toda para estar aqui e, portanto, confiamos na nossa capacidade e da nossa equipe para superar os desafios. 

Vocês vão se lembrar que durante os nossos dois primeiros anos de mandato fomos duramente criticados por tomar algumas medidas amargas, porém necessárias para pôr a casa em ordem e conseguir restabelecer a capacidade da Prefeitura em gerir e oferecer serviços essenciais. 

Trouxemos medidas modernas de gestão pública. Acabamos com 100 cargos de confiança por meio de lei, reformamos a administração municipal, valorizamos nossos servidores, reconquistamos o convênio médico que eles – de maneira muito triste – tinham perdido, acabamos com o “jeitinho” para conseguir uma vaga em creche, adquirimos equipamentos, veículos, suprimentos em geral e, aos poucos, fomos nos reerguendo. A Prefeitura pôde, enfim, respirar e avançar nas mais diversas áreas de atendimento à população.

Pagamos dívidas históricas de administrações passadas, chegando a um valor total de R$ 24 milhões quitados em menos de 2 anos. Elevamos a nota de crédito do município de F (que representava um mau pagador) para B, o que nos permitiu ter a confiança de instituições financeiras e viabilizar o investimento histórico de R$ 26 milhões, aprovado por 10 dos 11 vereadores de nossa Câmara Municipal.

Não dava mais para atrasarmos a realização de obras como a urbanização do Jardim Anésia 2. Uma obra que já está garantindo a dignidade de mais de 500 famílias moradoras do agora nosso Jardim Esperança, que finalmente se transforma em um bairro regularizado. Com essa ação, colocamos fim a uma espera de mais de 30 anos e com ela derrotamos o estigma e o preconceito contra essas famílias que têm os mesmos direitos que todos nós. 

Também não dava mais para continuar com promessa da construção da nova ponte sobre o córrego Santa Rosa. Uma ligação que vai diminuir em até 9 km o trajeto de milhares de trabalhadores ferreirenses que, antes, precisavam de quase 15 minutos para atravessar de um lado para o outro da cidade.Também tiramos do papel o tão sonhado Centro Empresarial Ferreirense, onde hoje já estão se instalando quase 20 novas empresas para gerar emprego e renda ao nosso povo. Aliás, o emprego tão desejado por todos para garantir sustento às suas famílias, conquistado pelo próprio esforço e suor.

Não vamos nos esquecer também que terminamos o asfaltamento do Jardim Centenário e do Parque José Gomes, assim como inúmeras outras obras que estavam abandonadas, como as Unidades de Saúde dos bairros Bandeirantes e Porto Seguro. E agora, depois de termos recapeado totalmente mais de 10 bairros da nossa cidade, ainda vamos iniciar o asfalto e a drenagem da Estância dos Granjeiros, que aguarda esta benfeitoria também há mais de 30 anos.

E mesmo com todas essas ações pensadas, planejadas e executadas, ainda tivemos talvez o maior desafio, algo que ninguém poderia imaginar, que foi o surgimento da pandemia de covid-19. Estamos enfrentando essa situação terrível com a mesma coragem, com a mesma organização e com muito trabalho, sempre com a participação da sociedade ferreirense. Temos fé em Deus que vamos superar também mais esse obstáculo e sairemos mais fortes.

Trabalhamos porque amamos o que fazemos. Nossas vidas são motivadas por servir ao próximo, principalmente através da política e não nos envergonhamos de dizer isso. Como já falamos outras vezes, a política não é ruim. O que é ruim, o que estraga a política é uma minoria. Aquela, que vocês já conhecem muito bem e que destrói a vocação de quem quer trabalhar pelo bem da coletividade. Que só pensa no próprio umbigo. E, inclusive, não precisamos nem dizer, a campanha mal começou e essa minoria já está agindo naquilo que sabe fazer de melhor: espalhar a mentira e o terror.

Conosco, uma coisa vocês podem ter certeza: essa caminhada será exatamente como foi 4 anos atrás. Uma campanha de propósitos e de respeito a você, cidadão e eleitor de Porto Ferreira.O mesmo respeito que temos com o dinheiro público. Chegamos ao final do mandato sem nenhuma denúncia de corrupção ou ação de improbidade administrativa na Justiça. Criamos um órgão interno chamado Controladoria Geral do Município, que é justamente para fiscalizar e corrigir qualquer desvio que possa ocorrer na administração. Não ficamos só na conversa, nós agimos, doa a quem doer. 

Hoje viemos aqui para reafirmar nosso compromisso de amor e trabalho incansável pelo bem da nossa cidade. Não queremos seu apoio e respeito somente por tudo aquilo que fizemos juntos. O que todos nós construímos nos últimos 4 anos não foi nada além de cumprir com a missão que nos foi confiada em 2016 pelo seu voto.

O que queremos propor com esta carta é a nossa união renovada de um olhar para o futuro. Nós chegamos até aqui juntos e, hoje, temos a missão e o dever de defender o que já conquistamos, de continuar caminhando para frente. Devemos pensar grande e ter novos sonhos. O que queremos com tudo isso é dizer que estamos prontos e preparados para enfrentar os desafios que virão, com a certeza de que Porto Ferreira merece continuar trilhando o caminho do progresso. O povo ferreirense merece continuar construindo seu destino de vitórias.

Com o seu apoio e, mais uma vez, com a sua confiança, nós seguiremos construindo uma cidade ainda melhor e mais próspera para as próximas gerações.


Porto Ferreira: Nossa Terra, Nosso Futuro!

Ass.: Rômulo Rippa e Dr. Saldanha